Decidimos dar uma "AJUDINHA BÁSICA" àqueles que são novos na rede que setem dificuldades em procurar atividades para o seu dia-a-dia em sala de aula para que seja mais dinâmica e interativa. Selecionei algumas atividades interessantes das muitas encontradas na Net. Basta Clikar, copiar, colar e editar a seu gosto. Gostaria de ressaltar, que NÃO são de minha autoria, são atividades sugestivas, sempre abaixo das mesmas forneço as fontes de onde foram retiradas. Caso apareça alguma sem fonte devida, por gentileza entre em contato para que possamos das os créditos de direito do autor e atualizar os dados.
Fique a vontade e bom trabalho!!!

22 de fev. de 2013

Fábula - O gatinho, o gato e o galo


Oficina pedagógica - educação infantil

Trabalhamos hoje na oficina com uma fábula e finalizamos com a confecção de dobraduras relacionadas com a história.

 A fábula:
O Ratinho, o Gato e o Galo (Fábula)


Certa manhã, um ratinho saiu do buraco pela primeira vez. Queria conhecer o mundo e travar relações com tanta coisa bonita de que falavam seus amigos. Admirou a luz do sol, o verdor das árvores, a correnteza dos ribeirões, a habitação dos homens. E acabou penetrando no quintal duma casa da roça.

— Sim senhor! É interessante isto! Examinou tudo minuciosamente, farejou a tulha de milho e a estrebaria. Em seguida, notou no terreiro um certoanimal de belo pêlo, que dormia sossegado ao sol. Aproximou-se dele e farejou-o, sem receio nenhum. Nisto, aparece um galo, que bate as asas e canta. O ratinho, por um triz, não morreu de susto. Arrepiou-se todo e disparou como um raio para a toca. Lá contou à mamãe as aventuras do passeio.

— Observei muita coisa interessante — disse ele.
— Mas nada me impressionou tanto como dois animais que vi no terreiro.Um de pêlo macio e ar bondoso, seduziu-me logo. Devia ser um desses bons amigos da nossa gente, e lamentei que estivesse a dormir impedindo-me de cumprimenta-lo. O outro… Ai, que ainda me bate o coração! O outro era um bicho feroz, de penas amarelas, bico pontudo, crista vermelha e aspecto ameaçador. Bateu as asas barulhentamente, abriu o bico e soltou um có-ri-có-có tamanho, que quase caí de costas. Fugi. Fugi com quantas pernas tinha, percebendo que devia ser o famoso gato, que tamanha destruição faz no nosso povo. A mamãe rata assustou-se e disse:

— Como te enganas, meu filho! O bicho de pêlo macio e ar bondoso é que é o terrível gato. O outro, barulhento e espaventado, de olhar feroz e crista rubra, filhinho, é o galo, uma ave que nunca nos fez mal. As aparências enganam.


Dobradura do gato



Passo a passo

Dobradura do galo


Passo a passo


Dobradura do rato


Não encontrei a dobradura original, esta é uma opção



FONTE: A ARTE DE ENSINAR E APRENDER

Nenhum comentário: